Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Doryopteris crenulans (Fée) Christ DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 22-06-2012

Criterio:

Avaliador: Rafael Augusto Xavier Borges

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

D. crenulans é uma espécie de distribuição extensa pela Mata Atlântica, com subpopulações ocorrendo em diferentes UCs. No entanto, várias ameaças estão presentes nestas áreas, sendo necessário dados populacionais para se realizar uma avaliação de risco de extinção concisa.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Lytoneuron crenulans (Fée) Yesilyurt;

Família: Pteridaceae

Sinônimos:

  • > Doryopteris crenulans ;
  • > Pellaea crenulans ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Distribuição

A espécie ocorre nos estados Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina (Prado, 2012).Os registros botânicos indicam que a espécie ocorre em altitude entre 710 m (Stival-Santos, A., 3249, FURB 28290) e 2100 m (Eiten, G.; Eiten, L. T., 7153, UB)

Ecologia

A espécie é uma erva, terrestre ou rupícola, que ocorre em floresta ombrófila da Mata Atlântica (Prado, 2012), como as florestas montanhosas presentes na cadeia do espinhaço (Salino; Almeida, 2008).Os registros botânicos mostram que a espécie ocorre em local úmido e aberto, com presença de afloramento rochoso ou em beira de estrada (CNCFlora, 2012).No Parque Nacional do Itatiaia a espécie foi encontrado com hábito terrícola, nas áreas abertas ou entre as moitas de gramíneas, em locais bastante ensolarados (Condack, 2006).

Ameaças

1.3.1 Mining
Detalhes Na região central do Espinhaço, foram identificadas como principais ameaças: a mineração, a expansão urbana, o turismo descontrolado, a criação de gado e as queimadas (Vasconcelos et al., 2008).

1.3.1 Mining
Detalhes Na região do Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais são observadas as seguintes ameaças em consequência da atividade mineradora: a extração do minério de ferro - cava - atinge diretamente os ecossistemas de Campo Ferruginoso, protegidos por legislação federal e estadual por serem de ocorrência restrita às cristas serranas, classificadas como Área de Preservação Permanente; e a mineração, incluindo a disposição de estéril e rejeitos, que atinge ecossistemas da Mata Atlântica como as Florestas Estacionais Semideciduais e as Florestas Pluviais Ripárias (Santos, 2010).

1.7 Fire
Detalhes Em setembro de 2001 foram detectados 485 focos de incêncios no Parque Nacional do Caparaó e 10 municípios adjacentes, destruindo a floresta nativa e áreas de pastagem. Em 2000 a área de queimadas aumentou 40% em relação ao ano anterior. Mesmo assim na região aumentaram tanto o número de licenças para plantação de cana-de-açúcar e pastagem, como do número de multas por queimadas ilegais (CEPF, 2001)

1.1 Agriculture
Detalhes A vegetação do Parque Nacional da Serra do Itajaí tem grande parte que foi submetida a intenso processo de exploração madeireira, resultando em um mosaico de floresta primária e secundárias avançada. Em menos de 10% da área do parque houve corte raso da floresta para fins agrícolas ou pecuários (Gasper; Sevegnani, 2010)

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Atualmente a floresta ombrófila densa de Santa Catarina está descaracterizada e fragmentada, devido principalmente a processos de degradação intensos, sobretudo pelas atividades de agricultura, ocupação desordenada e extração de carvão mineral, reduzindo drasticamente a vegetação original e resultando em formações secundárias em diferentes estágios sucessionais (Citadini-Zanette et al. 2009)

1.7 Fire
Detalhes ​O Parque Estadual do Pico Paraná teve um incêndio em outubro de 2007. Este incêndio atingiu o Pico Caratuva e mesmo após 2 anos a floresta ainda mostra conseqüências da queimada e sinais de baixa capacidade de regeneração (Scheer, 2010)

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre nas seguintes unidades de conservação: Parque Nacional da Serra do Itajaí, RPPN Caraguatá, SC, Parque Estadual Itacolomi, Parque Nacional do Caparaó, MG, Parque Estadual da Serra do Mar, Parque Estadual de Campos do Jordão, Reserva do Instituto Florestal de Campos de Jordão, SP, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, RJ, Parque Estadual do Guartelá, Parque Estadual do Pico Paraná, Parque Estadual de Vila Velha, Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, Parque Estadual Pico do Marumbi e Parque Ecológico da Klabin, PR (CNCFlora, 2011)

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Vulnerável, lista vermelha da flora do Rio Grande do Sul (CONSEMA-RS,2002).

Referências

- GASPER, A. L.; SEVEGNANI, L. Lycophyta e samambaias do Parque Nacional da Serra do Itajaí, Vale do Itajaí, SC, Brasil. Hoehnea, v. 37, n. 4, p. 755-767, 2010.

- VASCONCELOS, M. F.; LOPES, L. E.; MACHADO, C. G.; RODRIGUES, M. As aves dos campos rupestres da Cadeia do Espinhaço: diversidade, endemismo e conservação. Megadiversidade, v. 4, n. 1-2, p. 197-217, 2008.

- SALINO, A.; ALMEIDA, T. E. Diversidade e conservação das pteridófitas na Cadeia do Espinhaço, Brasil. Megadiversidade, v. 4, n. 1-2, p. 50-70, 2008.

- SANTOS, L. M. Restauração de campos ferruginosos mediante resgate de flora e uso de topsoil no quadrilátero ferrifero, Minas Gerais. Tese de doutorado. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

- CEPF - CRITICAL ECOSYSTEM PARTNERSHIP FUND. Mata atlântica hotspot de biodiversidade. , p. 29, 2001.

- CITADINI-ZANETTE, V.; DELFINO, R. F.; BRUM-FIGUEIRÓ, A. C.; SANTOS, R. Rubiaceae na recuperação ambiental no sul de Santa Catarina,. Revista de Estudos Ambientais, v. 11, n. 1, p. 71-82, 2009.

- SCHEER, M. B. Ambientes altomontanos no Paraná: Florística vascular, estrutura arbórea, relações pedológicas e datação por C14. Tese de doutorado. Curitiba, PR: Universidade Federal do Paraná, 2010.

- CONDACK, J. P. S. Pteridófitas ocorrentes na região alto montana do Parque Nacional do Itatiaia: análise florística e estrutural. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, RJ: Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2006.

- TRYON, R. M. A revision of the genus Dorypteris. Contributions from the Gray Herbarium of Harvard University, v. 143, p. 1-80, 1942.

- PRADO, J. Pteridaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB092020>.

- SALINO, A.; ALMEIDA, T. E.; HERINGER, G. Pteridaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A.; SOBRAL, M. COSTA, D. P. KAMINO, L. H. Y. Plantas da floresta atlântica. Rio de Janeiro, RJ: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, p.516, 2009.

- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.

Como citar

CNCFlora. Doryopteris crenulans in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Doryopteris crenulans>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 22/06/2012 - 19:09:44